top of page

Lênin: "Reunião do Soviete de Deputados Operários e Soldados de Petrogrado"

Vladimir Lênin

25 de Outubro (7 de Novembro) de 1917

A Reunião Extraordinária do Soviete de Deputados Operários e Soldados de Petrogrado iniciou-se em 25 de Outubro (7 de Novembro, no calendário gregoriano) às 14h. Nela foi lida a informação do Comitê Militar Revolucionário sobre a derrocada do Governo Provisório e a vitória da revolução. Lênin apresentou um relatório sobre as tarefas do poder soviético. A resolução escrita por Lênin foi aprovada por imensa maioria.

 

RELATÓRIO SOBRE AS TAREFAS DO PODER DOS SOVIETES RELATO JORNALÍSTICO


Camaradas! A revolução operário-camponesa, de cuja necessidade os bolcheviques sempre falaram, realizou-se.


Que significado tem esta revolução operária e camponesa? Em primeiro lugar, o significado desta revolução consiste em que teremos um governo soviético, o nosso próprio órgão de poder, sem qualquer participação da burguesia. As próprias massas oprimidas criarão o poder. Será destruído da raiz o velho aparelho de Estado e será criado um novo aparelho governativo sob a forma das organizações soviéticas.


Começa agora uma nova fase na história da Rússia, e a presente revolução russa, a terceira, deve em última análise conduzir a vitória do socialismo.


Uma das nossas tarefas imediatas é a necessidade de pôr imediatamente fim à guerra. Mas para isso, para pôr fim a esta guerra, estreitamente ligada ao atual sistema capitalista, está claro para todos que para isso é necessário vencer o próprio capital.


Nisto seremos ajudados pelo movimento operário mundial que começa a desenvolver-se na Itália, na Inglaterra e na Alemanha.


Uma paz justa e imediata, por nós proposta à democracia internacional, encontrará em toda a parte um eco caloroso entre as massas proletárias internacionais. Para consolidar esta confiança do proletariado é necessário publicar imediatamente todos os tratados secretos (1).


Dentro da Rússia uma enorme parte do campesinato disse: basta de jogos com os capitalistas, iremos com os operários. Ganharemos a confiança dos camponeses com um só decreto que suprima a propriedade latifundiária. Os camponeses compreenderão que a única salvação do campesinato está na aliança com os operários. Instituiremos um verdadeiro controle operário da produção.


Agora aprendemos a trabalhar conjuntamente. Isso é testemunhado pela revolução que acaba de ocorrer. Possuímos a força da organização de massas que vencerá tudo e conduzirá o proletariado à revolução mundial.


Na Rússia devemos agora nos ocupar ocupar da construção do Estado proletário socialista.


Viva a revolução socialista mundial!


RESOLUÇÃO


O Soviete de Deputados Operários e Soldados de Petrogrado saúda a revolução vitoriosa do proletariado e da guarnição de Petrogrado. O Soviete sublinha particularmente a coesão, organização, disciplina, a completa unanimidade de que as massas deram provas nesta insurreição incomumente sem derramamento de sangue e incomumente bem-sucedida (N.E. 1).


O Soviete exprime a convicção inabalável de que o governo operário e camponês que, como governo soviético, será criado pela revolução e que assegurará o apoio ao proletariado urbano por parte de toda a massa do campesinato mais pobre, de que este governo marchará firmemente para o socialismo, único meio de salvar o país das calamidades e horrores inauditos da guerra.


O novo governo operário e camponês proporá imediatamente uma paz justa e democrática a todos os povos beligerantes.


Abolirá imediatamente a propriedade latifundiária da terra e entregará a terra aos camponeses. Criará o controle operário da produção e distribuição dos produtos e estabelecerá um controle de todo o povo sobre os bancos, juntamente com a sua transformação numa só empresa estatal.


O Soviete de Deputados Operários e Soldados de Petrogrado encoraja todos os operários e todo o campesinato a apoiarem abnegadamente com toda a energia a revolução operária e camponesa. O Soviete manifesta a certeza de que os operários urbanos, em aliança com o campesinato mais pobre, darão provas de uma inflexível disciplina de camaradas e criarão a mais rigorosa ordem revolucionária, necessária para a vitória do socialismo.


O Soviete está convencido de que o proletariado dos países europeus ocidentais nos ajudará a conduzir a causa do socialismo até a vitória completa e duradoura.



Fonte: marxists.org

 

Notas de rodapé:


(1) Trata-se dos documentos de diplomacia secreta - tratados secretos - concluídos pelo governo czarista, e depois pelo Governo Provisório burguês da Rússia com os governos da Inglaterra, da França, da Alemanha, do Japão e de outros países imperialistas. A partir de 10 (23) de Novembro de 1917, os documentos da diplomacia secreta foram publicados nos jornais Pravda e Izvéstia TsiK, e depois publicados em coletânea. A publicação dos tratados secretos teve uma grande importância do ponto de vista da propaganda revolucionária na luta do governo soviético pela conclusão de uma paz democrática geral, de uma paz sem anexações nem indenizações, no desmascaramento do caráter imperialista da Primeira Guerra Mundial.


(N. E. - Nota do Editor - 1) Originalmente no texto estava escrito "(...) invulgarmente incruenta e invulgarmente bem-sucedida", porém a fim de se ter uma escrita mais limpa, preferiu-se essa alteração.

תגובות


bottom of page