top of page

PCP: "A História Completa de Vladimir Lênin" — Resumo de 1870 a 1924!

Atualizado: 14 de dez. de 2023


 

1870-1904

1870

22 de Abril

nasce Vladímir Ilitch Uliánov (Lénine) na cidade de Simbirsk. A infância e a adolescência de Lénine decorreram nas cidades de Simbirsk, Kazán e Samara, na extensa região do Volga.


1883

é fundada a primeira organização marxista russa, o Grupo Emancipação do Trabalho


1886

1 de Maio

a luta dos operários de Chicago pelas 8h é violentamente reprimida pelas forças policiais


1887

8 de Maio

é executado Alexandr Uliánov,irmão de Lénine, por participar na preparação de um atentado contra o tsar Alexandr III


Agosto

Lénine termina o Secundário com êxito e entra na Faculdade de Direito da Universidade de Kazán


Dezembro

Lénine é expulso da Universidade de Kazán, detido por participação activa numa reunião de estudantes é posteriormente desterrado para a aldeia de Kokúchkino, da província de Kazán, onde ca sob a vigilância da polícia.


1891





Lénine conhece Nadiejda Krúpskaia, professora de uma escola operária. 1895 Primavera Lénine parte para o estrangeiro para estabelecer contacto com o grupo Emancipação do Trabalho, de Plekhánov 5 de Agosto falece aos 74 anos, em Londres, Friedrich Engels Setembro regresso de Lénine à Rússia Outono aglutina os círculos marxistas de Petersburgo na União de Luta pela Emancipação da Classe Operária Dezembro é detida uma grande parte dos membros da União de Luta, entre eles Lénine. A polícia apodera-se também do primeiro número do jornal A Causa Operária. Lénine fica 14 meses detido e incomunicável na prisão de Petersburgo 1896 Maio-Junho sob a direcção da União de Luta, foi declarada a célebre greve de mais de 30000 operários e operárias têxteis de Petersburgo 1897 13 de Fevereiro é comunicada a Lénine a sentença de três anos de desterro na Sibéria Oriental Maio chegada de Lénine ao seu lugar de desterro, a aldeia de Chúchenskoie, do distrito de Minussinsk (província do Ienisséi). Um ano depois é permitido a Nadiejda Krúpskaia, sua noiva — também ela detida e desterrada — juntar-se-lhe no desterro 1898 Março realiza-se em Minsk o I Congresso do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR) que proclamou a sua fundação. Lénine, deportado na Sibéria, soube da realização do Congresso por N. Krúpskaia, e solidarizou-se com as teses fundamentais do manifesto publicado pelo Congresso. 1899 Março é publicado O Desenvolvimento do Capitalismo na Rússia, obra de Lénine sob o pseudónimo de «Vladímir Iline» 1900 29 de Janeiro Lénine e a sua família abandonam a aldeia de Chúchenskoie, depois de terminada a deportação 16 de Julho Lénine parte para o estrangeiro, nomeadamente para a Alemanha Dezembro preparou-se a publicação do primeiro número do Iskra(A Centelha), o jornal revolucionário para toda a Rússia, a partir de Munique, onde se instala também Lénine 1901 Vladímir Ilitch começou a assinar alguns trabalhos seus com o nome de Lénine 1902 Março sai o livro de Lénine Que Fazer?, que desempenhou logo um imenso papel na estruturação do Partido Operário Social-Democrata da Rússia <